Lilypie Kids birthday Ticker

quarta-feira, 18 de março de 2009

Funchicória - vilão ou herói?

Meu maridinho me mandou alguns sites de relatos sobre a Funchicórea (amigos e amigas, chamarei de Funchi, pois é mais fácil de escrever ok?) e um deles resumia bem o "ser vilão" desse remedinho:

"Funchicórea: O pózinho parece ser tão mágico, mas olha só: o açúcar exacerbado de sua fórmula 'queima' as papilas gustativas sensíveis dos bebês e pode prejudicar a amamentação, pois o leite materno não é tão doce assim. A funchicórea contém a sacarina (ainda mais deletéria do que a sacarose, visto que é um produto 100% ARTIFICIAL, sintético) extraído do petróleo e que deixa resíduo amargo ao paladar, chega a ser 550 vezes mais doce que o açúcar! Imagine isso na boca do bebê e depois como ele pode estranhar ao mamar porque o leite materno não é tão doce assim. Além disso, é oferecido na chupeta. Isso pode prejudicar o sucesso da amamentação se for oferecido muito no início (sim, existem controvérsias e muitas de vocês vão até discordar). Outro fator angustiante é que ele NÃO É eliminado do organismo em associação ao ciclamato e existem evidências científicas de serem cancerígenos em ratos. A sacarina está proibida em mais de 70 países, inclusive os EUA. Por quê será? Até as empresas de refrigerantes estão trocando a sacarina pela sucralose, mesmo sendo mais cara. É BOM SABER, NÉ PESSOAL? "

Voltando: entre outros relatos, vi que o santo remédio não funciona para todos os bebês. Inclusive uma amiga minha confirmou que no bb dela não surtiu efeito.

Considerando o outro lado da balança, um amigo meu (pai de 2) disse que é um santo remédio e usou nos filhos dele, sendo que a amamentação deles não foi prejudicada nem um pouco, o primeiro mamou até os 11 meses e o segundo até os 8 meses; o chefe do meu marido tb confirmou; e um pai (pai de 3) e uma babá do parquinho daqui de casa confirmaram a mesma coisa. Ou seja, se os filhos deles estão vivos e esbanjando saúde, o Funchi não pode ser tão mal assim...

Mas minha experiência de primeiro dia com o Funchi tem sido a seguinte: meu baby está soltando mais os gases, a dor diminui quase que instantaneamente quando coloco a chupeta com o Funchi, mas se em dias normais, sem esse remédio, as cólicas horríveis e ficavam restritas só pela manhã, com o Funchi, está sendo a cada 3 horas a necessidade de dar a chupetinha "batizada" e está me dando a impressão de golfar um pouco mais.

Anyway, entre os prós e contras, gostei do Funchi, pois o meu baby está muito mais calmo e ficou acordado o dia inteiro, ou seja, espero que à noite ele durma mais que as 4h que é o recorde dele.

39 comentários:

  1. Realmente há uma grande controvérsia. Como relatos próximos têm sido positivos e sua própria comprovada até certo grau com sucesso, continue, pelo bem do Luccas!

    E o seu tbm!

    Abraços pra todos!

    ResponderExcluir
  2. Com a minha bb tive uma experiênca horrível. Dei funchicória e terminei dopando a minha bb. Mas, não percebi isso logo. Ela passava horas e horas dormindo e eu cada vez mais angustiada com o fato de poder estar contribuindo para uma hipoglicemia. O médico chegou a me mandar acordar a minha pequena (PIG)a cada 4 horas, no máximo!!! Até que uma cunhada me mandou suspender a funchicória, já que era a única coisa que eu estava dando além do peito. Santo remédio!!! Minha menininha mudou!!! Passou a acordar mais disposta, a cada 4 horas (sozinha!!!), mamar com vontade!!!

    ResponderExcluir
  3. será se tem calmante nesse remedio? pois meu bb esta dormindo muito depois que eu começei a dar o fuchi

    ResponderExcluir
  4. ESTAMOS NA DÚVIDA EM RELAÇÃO AO FUNCHI, MAS ESTAMOS DANDO P/ NOSSA BB, OS PEDIATRAS NÃO DIZEM SE PREJUDICA OU NAÕ.

    ResponderExcluir
  5. Grazi
    Tenho dado a funchi a umas duas semanas mas não notei melhora considerável... Acalma enqnto tem o gostinho doce mas assim que acaba o choro recomeça. A questão da sacarose tb me preocupa pois não quero uma hiperglicemia. Não percebí interferência na amamentação.

    ResponderExcluir
  6. PATRICIA MÃE DA MELISSA28 de maio de 2010 às 21:18

    UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE É QUE A SACARINA FOI BANIDA COMO CANCERÍGENA EM 2000 NOS EUA, E A QUANTIDADE ENCONTRADA NA FUNCHICÓRIA É PEQUENÍSSIMA E NÃO PREJUDICA O BEBÊ, MINHA BEBÊ ESTÁ COM 6 MESES E USO DESDE OS TRÊS, ELA SURTE EFEITO A LONGO PRAZO E ACALMA RÁPIDAMENTE QDO COLOCADA NA CHUPETA PQ DESVIA A CONCENTRAÇÃO DA DOR ,POR ISSO AUTOMATICAMENTE PÁRA O CHORO DO BEBÊ.
    ESPERO TER AJUDADO !!!

    ResponderExcluir
  7. Para mim e para minha bb oo funchi é um santo remedinho, ela mama bastante e tá com 5 meses......uso só à noite, quase que como um calmante mesmo. Acho ótimo!

    ResponderExcluir
  8. estou em duvidas, depois que começamos dar o funchi ele esta gorfando mais vezes....

    ResponderExcluir
  9. meu bebe de 05 semanas está tomando funcho há 3 semanas, não sei se há um grande efeito,as vezes sim, outras não,mas gazes ele solta bem qdo toma. Não podemos ser tão radicais assim, existe há anos no mercado, TODOS que tiveram bebe com colicas usaram, não pode ser tão ruim assim...

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar neste santo remédio. Mas li coisas não tão boas assim.Murilo hoje está com 2 meses. Usei esporadicamente um remedinho que a pediatra indicou e Nada melhor que uma boa massagem na barriguinha dele, nas perninhas com movimento de pedalar e bom aconchego...isso funcionou perfeitamente com Murilo. E é natural eles terem cólicas, o intestino ainda não está todo formadinho... Não dopem seus bebes....

    ResponderExcluir
  11. dei funchicoria a minha filha nos primeiros meses, e ela nunca teve cólica e nem prisão de ventre, mesmo eu voltando a trabalhar quando ela tinha 1 mes e ela mamou mamadeira, mesmo assim não largou o peito. só parou de mamar com 4 anos e seis meses.não tive nenhum problema com o uso da funchicoria.

    ResponderExcluir
  12. olha pessoal, eu tive lendo todos esses comentarios e chequei a um consento que vou o funche para meu bebê, ele chora a noite tota com gases, tomara que tenha um bom efeito

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, voces não estao se dando conta de varias coisas, os bebes, estao chegando no mundo agora nen todos os orgaos estao formados, voces estao preparando uma cama de gato para eles, este produto causa varias doenças futuras para os bebes, parem com isso por favor, se vcs nao querem ouvir choro, nao tenham filhos este é um processo natural da vida. existem outras maneiras de aalmar, de um chazinho de mangerona que voces vao ver. um abraço

    ResponderExcluir
  14. olha sou o pai do raphael e a sobrinha da minha esposa estão querendo dar para ele o funchi e nao estou com muita confiança nesse renedio ...ppoi s como foi dito q ele contem sacarina e isso provavelmente podera faser mal para o organismo dele,pois como dito ele nao sai totalmente do organismo do bb... não sei se vou dar para ele vai depender muito da pediatra dele...pos pode ser sim um remedio muito bom mas se prejudicar a saude do seu bb ??? vc estaria preocupado com a saude dele ou no seu alivio e preocupaçao ???pois nao devemos dar por estar querendo far o bb dormir ou nao ter colicas,mas se prejudicar a saude dele nao fara bem pra ele e achu q pra vc tbm nao,pois teras mais trabalho ainda...OBRIGADO POR TD E PODERAS ME AJUDAR E Q EU POSSA AJUDAR ALGUEM PENSAR NA SAUDE DE SEU BB.

    ResponderExcluir
  15. Olá....Tenho uma bebê de 1 mês e meio...uso a Funchi a mais ou menos 20 dias....realmente é o santo remédinho na minha opinião....percebi que ela solta mais gases e não sofre tanto de dor...não que não tenha cólicas, mas não tanto quando antes de usar a Funchi....coloco na chupeta a cada 2 horas....até o momento não prejudicou a amamentação, e pelo visto não vai prejudicar!!! Outra coisa que fiz e funcionou....uma amiga me deu a dica, quando minha baby esta chorando estridentemente de cólica, coloco a Funchi com um pouquinho de água e dou pra ela....nossa, parece um resultado rápido, misturando com água não fica tão tão doce quanto só o pó.....Abraços

    ResponderExcluir
  16. Eu vivo na Florida,sou casada com americano e tenho uma bb de três meses, estava muito preocupada tentando me informar mais sobre esse remedindo quando encontrei o seu blog. Após dar a mistura na mamadeira para minha filha ela esta dormindo por varias horas, eu acho que a dopei. Eu aconselho usar o funchi com muita cautela pois ele funciona como um calmante forte para o organismo fragil de nossos bebes.
    Mãe Japa adorei o seu blog!!!

    ResponderExcluir
  17. Meu bb está com 1 mês e começou a ter cólicas na última semana. Como não conhecia nenhum remédio... usei o método da vovó: massagem na barriga e aconchego deixando a barriguinha bem quentinha... dá mais trabalho mas funciona.
    Ao comentar com a pediatra sobre às cólicas, Ela comentou que caso alguém indicasse a funchicória eu não deveria utilizar devido a sacarina... conversamos bastante e o que mas me assustou é que segundo Ela os problemas provocados pela sacarina podem demorar anos para aparecer ou dar sistomas adversos.
    Recomendo cautela no uso... talvez o alívio rápido de hoje pode causar problemas no futuro.
    Adorei o blog!!

    ResponderExcluir
  18. comecei a dar funchi hoje para meu filho que está com 1 mês e 20 dias, ele está sofrendo demais com as cólicas e prisão de ventre, teve de fazer complemento assim que nasceu, pois eu não tenho bastante leite....torço bastante para que eu possa ter um resultado bom, pois já dei tantos remédios que perdi a conta....só quero que meu filho pare de sentir dor, pois me dá muita peninha dele....mesmo assim valeu pelas informações...

    ResponderExcluir
  19. Funchi não contém açucar nem nada que prejudique o bebe, não é comprovado o seu efeito em cima da cólica, mas acalma o bebe devido o seu gosto diferente.

    ResponderExcluir
  20. Usei em minhas duas filhas, o problema é que tudo que é demais não presta, então só dava o funchi quando realmente percebia que ela estava com dores fortes,que é aquele choro sofrido,não é qualquer chorinho lascar a chupeta na boca da criança,o choro é uma comunicação, e funchi é um remédio, não um ""cala a boca""...mas foi ótimo!!

    ResponderExcluir
  21. Antes de dar pra minha filha, estou procurando me informar. Penso que nada é por acaso, que Deus é perfeito: se a criança sente cólicas e chora, talvez isso seja importante para o desenvolvimento dela, por exemplo, dos pulmões, das cordas vocais... além de que o "trabalho" que dá é nada em relação à felicidade de ver que ela se acalmou com o meu carinho, com o meu afeto, com o meu toque, com a minha massagem... Não vou dar isso para a minha filha não!

    ResponderExcluir
  22. Alguém tem algum relato de bebes doentes devido o uso do produto?

    ResponderExcluir
  23. meu bb está com 22 dias a noite passada foi fogo fiquei acordada a noite toda pois meu bb se contorcia de dor, hoje minha sogra trouxe a funche, e assim que dei meu bb dormiu a dor parou na hora... e ele esta melhor...

    ResponderExcluir
  24. eu acho que o funchi não resolve nada além de ser caro quase 10,00 reais não dura nada e como eu disse não resolve nada também.

    ResponderExcluir
  25. GENTE ALGUEM SABE ALGUMA COISA SOBRE O BROMETO DE CALCIO, ANIZ PARA CÓLICA DE BEBES..MEU MARIDO FOI A UMA CASA DE HOMEOPATIA E RECEITARAM PRA ELE DIZENDO QUE É BOM PRA CÓLICA DE BEBES..MEU BEBE TEM QUASE 2 MESES.

    ResponderExcluir
  26. não aconselho da funchicoria não,colica é normal devemos apenas ter paciencia.filho não pediu pra vir ao mundo,então não devemos fazer mal a eles.

    ResponderExcluir
  27. olha, minha bb esta com 01 mes e 5 dias, e ontem usei a funchi, diluida na agua, e passar a colica passa, mas a baby ficou dopada, eu preocupada, no dia seguinte, nada de pegar o seio e nem a mamadeira, parece que queimou a boquinha dela.... to arrependida, e sem contar, que deu diarreia nela ... eu desisti da funchi ... boa sorte a todas

    ResponderExcluir
  28. Boa noite.. meu nome é Gustavo e demos o Funchicoria para minha filha pois ela já não dormia a dois dias com cólicas. Em menos de uma hora, ela evacuou e em seguida relaxou até ppegar no sono. Espero não ter que ministrar por muito tempo pois apesar de ter tido resultados, ainda sim é química e ela ainda está muito novinha!! Estarei observando de perto por reações!!

    ResponderExcluir
  29. No meu caso, minha bebê tem pouco mais de um mês e como teve cólicas desde a primeira semana, a pediatra recomendou a funchicórea. Realmente dá uma boa acalmada, acredito que principalmente pelo gostinho doce.Além disso, ela tá soltando mais os gases. Com relação a amamentação, não teve mudança: minha bebê continua esfomeada.

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber aonde encontrar FUCHICORIA

    ResponderExcluir
  31. oi pessoal moro em campo grande-ms, estou com meu bb chorando muito, sofrendo com colicas, ja procurei esse remedio por todas as farmacias da cidade e nao encontro..... alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  32. Olá, sou do ES e realmente foi banido do mercado, mas meu marido conseguiu comprar em minas gerais e vai chegar por sedex, é dificil mesmo encontrar...

    ResponderExcluir
  33. Estou muito confusa, acho que vou ficar só na simeticona e na shanala mesmo.

    ResponderExcluir
  34. Olha, tive uma menina que hoje esta com 1,8 e dei funchicoria a ela. A funchicoria aliviava muito as colicas. Dava pouquinho na chupeta. Ela teve problemas na amamentacao, mas nao da pra dizer que foi pela funchicoria. Tem muito panico em alguns relatos.Quanto a tal da sacarina e outras coisas, me diga se seu bebezinho vai comer tomate aos 5 meses, vai? Vai ser com sopinha tudo organico? Olha, ate a gente morrer a gente ingere muita droga, o chumbo contido no salmao e etc., veneno nos alimentos. Portanto, procurem massagear e pedalar o bebe pra sair o coco. Se nao sair, pode dar sem culpa. Nao adianta nada ter extremismos com um pozinho furreba que alivia a dor e depois deixar a criancada se acabar de comer doces, gomas, balas, refrigerantes, bolos, etc. Vamos ter bom senso, se a coisa apertar, deem com fe que resolve muito. Ate a morte a pelos 110 anos a gente fuma, come tanta massa, nao pratica exercicios e trata as colicas do bebe como se fossem as causas da rebimboca da parafuseta ocorrida la nos 63 anos. Ah..., caiam na real. Se puder nao dar, evite. Mas, tem muito relato de internet que so serve pra gerar panico e ansiedade. Todo mundo aqui ja encheu a barrigona de coca-cola, fanta, chocolate com nao sei o que, e trata a funchicoria como demonio. Nao e nada disso, dei e to procurando nas farmacias pra comprar porque nao existe nada ainda provado. Talvez ele sumiu do mercado e volte como remedio milagroso a hora que a Bayer, Merck comprar a fabrica. Espero ajudar voce a se livrar do panico e saber que a funchicoria voce usa nas crises fortes, nao e todo dia nem de 2 em 2 horas que nem falaram. E muito melhor que agir com ideologia de pediatras cabecoes puristas cujas maes deram pra eles se acalmar. Mais vale seu filho calminho do que voce se orgulhar de nao ter dado funchicoria e depois largar no mundo dos doces. E isso....

    ResponderExcluir
  35. Esta em falta pq finalmente foi proibido. Vcs dariam petroleo pra crianca lamber? Pois a sacarina vem dele, estudos provam cancer em ratos, e ligam a sacarina ao diabetes. E' isto que vcs querem para seus filhos por uns miseris momentos de paz? Coloque uma colher cheia de acucar na sua boca e vc vera que vc vai ficar dopado tb, o famoso agua com acucar nao acalma? A sacarina e' provada a dar diarreia, por isto seus bbs soltam gases e evacuam, coitadinhos, o corpinho em formacao e vcs drogando! A colica e' um processo normal e necessario pois mostra a maturidade e desenvolvimento do aparelho digestivo.

    ResponderExcluir
  36. Olá tenho uma bebe de 45 dias e agora ela começou a ter muitos gases e com isso sente mta dor... Estava dando flagass mas acho q só piorou dei buacopan pra passar a dor mas acho mto forte entao só dei uma vez... Moro em campo grande ms e também nao encontro a funchi

    ResponderExcluir
  37. ola pessoal alquém sabe onde eu posso encontrar a tal fuchicória moro no Rio de Janeiro em santa cruz e ja procurei esse remédio e não encontro em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  38. Meu bebe ja vai fazer 1 ano, e qdo passamos pela fase das cólicas usei sim o Funchi, mas não na chupeta... eu diluia no meu proprio leite. E não prejudicou em nada na amamentação e nem em qualquer outra coisa.
    Uma vizinha, qdo teve o seu segundo filho, o menino chorava dia e noite, foi ao médico o Dr. queria até operar o menino, qdo alguem indicou o Funchi, o q salvou o bebe de 1 mes de uma cirurgia desnecessária. Hj sentimos muito por não estarmos encontrando mais nas farmacias. O uso deve ser seguido a risca como se pede na bula.

    ResponderExcluir